Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Entenda como funciona o impeachment

Tema tem se tornado a pauta do dia no noticiário brasileiro, entenda como ocorre e as possibilidades reais de sua efetividade no cenário atual.

Publicado por Henrique Araújo
há 9 anos

Galera, um tema constitucional muito interessante vem se tornando pauta corriqueiramente nos últimos dias. Trata-se do impeachment. Fui questionado sobre o procedimento e sobre a possibilidade de um novo presidente tomar o poder. Adianto de antemão (desculpem o pleonasmo) que sim, é possível. Mas antes toda uma "cerimônia" deve ser respeitada. Vamos lá, sentem que lá vem texto:

Para que ocorra o procedimento de impeachment deve-se obedecer os requisitos e ocorrências previstos na lei do impeachment (lei 1079 de 1950). Observe que nunca colocam a lei em evidência, fazem um oba-oba e terminam com ‪#‎foraDilma‬. Todas as denúncias devem ser formalizadas para a instauração do procedimento e pra isso posts sensacionalistas ou de páginas de credibilidade duvidosa não são suficientes, até porque se fossem Dilma já teria perdido o mandato há tempos, coisa que não ocorreu obviamente.

Recebi duas perguntas: Caso ocorra, seu vice Michel Temer assume? Para que aconteça o impeachment de Temer ele deve ser responsabilizado por atos cometidos no exercício da Presidência?

1º Sim, caso ocorra quem assume é o vice presidente e não o segundo colocado nas eleições;2º O vice só não será nomeado presidente caso ele também seja alvo do impeachment; 3º Sobre novas eleições: Caso o vice seja afastado até a METADE do primeiro mandato ai sim haverá nova eleição nos moldes tradicionais. A partir da segunda metade do mandato a eleição será INDIRETA, ou seja, quem votará é apenas o pessoal do congresso e não o povo propriamente dito (se bem que eles representam a vontade do povo, mas enfim)

OBS: Enquanto perdurar o procedimento de eleição do novo presidente, quem assume a presidência momentaneamente seria o 3º da linha de sucessão - no caso o presidente da câmara dos deputados, o Cunha.

Considero importantes mais algumas observações:

I - Impeachment não se instaura mediante abaixo-assinado, isso é a coisa mais absurda que existe e que estão fazendo para enrolar o povo. Isso é um procedimento MUITO sério e precisa de toda uma tramitação. Entretanto, qualquer pessoa física (eu ou você) pode fazer uma denúncia - desde que munida de provas fáticas com base na 1079 c/c o art. 85 da CF - e tentar instaurar o procedimento de impeachment. Nesse caso, o presidente da câmara dos deputados vai analisar a denúncia e caso aprove irá criar uma comissão especial pra avaliar o pedido detalhadamente. Repetindo: QUALQUER CIDADÃO - que esteja em dia com suas obrigações eleitorais- (nos termos da própria lei do impeachment Arts. 14, 41 e 75) tem legitimidade para interpor uma denúncia propondo impeachment da presidente lá na câmara dos deputados. Formalizar uma denúncia é mais viável que simplesmente bater panela, o pessoal poderia realmente fazer valer seus direitos, mas fazem de forma errada. Veja, estamos falando de um cidadão individualizado e determinado e não de uma coletividade.

Então, de forma simplificada, essas são as fases iniciais do impeachment ainda na câmara dos deputados (corrobora com isso Cretella Jr.): 1º Denúncia formalizada com a apresentação dos fatos (que qualquer cidadão pode formalizar); 2º Recebimento da denúncia pelos representantes do povo na câmara; 3º Análise da denúncia na câmara dos deputados; 4º Parecer da câmara acerca da denúncia e por último 5º – Discussão sobre a aprovação ou rejeição da denúncia.

II - O quórum de aprovação de um impeachment é altíssimo e não é o povo que vai decidir pela aprovação ou não de forma direta. Quem faz isso são os parlamentares. Explico: Após a avaliação do presidente da câmara, ele encaminha para os demais parlamentares e, para que o procedimento prossiga, precisa de no mínimo 2/3 dos votos dos 513 deputados (342 votos). CASO CONSIGA chegar ao quórum, o "processo" de impeachment vai para o Senado que também exige um quórum altíssimo de 2/3 dos 81 senadores. Sobre a possibilidade disso ocorrer:

A título de curiosidade: A base aliada de Dilma conta hoje com 304 deputados e 51 senadores. Essa constatação torna muito complicada a hipótese de aprovação. Mas, vamos prosseguir... Caso o projeto andasse...

A sessão do senado é presidida pelo presidente e ministro do STF (atualmente, o Ricardo) e precisa ocorrer em até 180 dias após a sua chegada no senado. Com seus 2/3 de votos ai sim, chegando ao fim e a sentença sendo favorável, o impeachment ocorrerá e o atual presidente dará lugar a outro.

Observem, amigos, que o senado acaba se tornando um tribunal especial competente para julgar esse procedimento. Vemos aqui uma verdadeira junção entre o poder judiciário – revestido no papel do ministro do STF que preside a sessão – juntamente com o veredito dos senadores – legítimos representantes dos Estados Federados e, consequentemente, do povo, através do legislativo

Outra curiosidade: Nos termos do Art. 68 da lei do impeachment, o julgamento será da seguinte forma: O presidente do STF irá perguntar aos senadores que responderão "sim" ou "não" à seguinte pergunta enunciada pelo Presidente: "Cometeu o acusado F. O crime que lhe é imputado e deve ser condenado à perda do seu cargo?"

Cabe ressaltar também que o presidente que sofre impeachment não perde apenas o cargo. Existem outras consequências além dessa como, por exemplo, a inabilitação por oito anos para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.

Não é apenas o presidente que pode sofrer impeachment. A título de exemplo: Os Governadores, Prefeitos, os Ministros do STF, o PGR, o AGU também podem. Então, caso você que esteja lendo isso realmente queira ver o impeachment de Dilma ou de seu Governador, prefeito e os outros passíveis do procedimento, siga o procedimento da lei e formalize sua denúncia. Outra forma senão essa configura um desrespeito ao sistema democrático e toda conjectura jurídica e legal existente.

Todos os detalhes podem ser consultados na lei do impeachment, a saber: http://goo.gl/LchCxB

OBS: Este artigo foi publicado originariamente em meu perfil pessoal no facebook.

Recomendação de leitura: O que é impeachment?

  • Sobre o autorEscritor, Jusblogueiro e Constitucionalista
  • Publicações14
  • Seguidores266
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações459530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-como-funciona-o-impeachment/174066412

Informações relacionadas

Thiago Carvalho dos Santos, Advogado
Artigoshá 7 anos

Procedimento no crime de responsabilidade e crimes comuns praticados pelo Presidente da República de acordo com ADPF 378 – STF

Renato Nascimento, Advogado
Artigoshá 7 anos

Repartição Constitucional de Competência

Bruno Florentino, Feirante
Artigoshá 9 anos

Processo legislativo e espécies normativas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Como se dá a composição da Mesa do Congresso Nacional? - Joice de Souza Bezerra

Regras de suplência de senador podem ser mudadas na reforma política

20 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa noite,

Acabei de assistir o tema deste artigo, sendo discutido pelo o supremo tribunal federal, assunto objeto de importantes definições sobre o rito a ser adotado, as possíveis ilegalidades ocorridas anteriormente por via da forma com a qual foram tramitados os objetos principais do impeachment a relação do congresso nacional seja por via da colaboração da câmara de deputados e seja por via da câmara do senado... Tudo isso denotando se o rito a ser adotado, seria ou não nas preliminares e no aspecto ainda subjetivo definido por meio de representantes eleitos pela câmara de deputados ou se a votação deveria ser por meio de candidatos definidos pela coletividade (representantes), aspectos técnicos e que representaram novas decisões do Supremo e um posicionamento diferente do rito anterior onde o réu do processo de impeachment foi o ex presidente Fernando Cólor de Melo. Em suma 01 das principais definições (destaques da noite) foi a regra e possibilidade de no futuro o senado federal, conseguir extinguir o processo vindo da Câmara (diferentemente do processo ocorrido em 1992 conforme acima). Estou apenas comentando tudo isso, por que achei muito relevante o texto desenvolvido em seu artigo, neste momento, encaixa muito bem e como ocorreram novas alterações neste caso no rito que será seguido, aos colegas interessados no assunto sugiro acrescer a esta leitura a atualização junto a novas definições geradas pelo "STF". continuar lendo

Prezado Henrique, seria possível para vc atualizar seu post original e incluir as observações do Estefano, abaixo, por favor? É de enorme relevância e acho que é mesmo de conhecimento do Direito e acesso a comentários como esses de que o nosso Brasil necessita urgentemente. Parabéns pelo texto e pela iniciativa de ambos. Gratíssima! continuar lendo

Nossa, estou encantada por esse artigo. Leio inúmeros diariamente e esse realmente tem um diferencial. Perfeita explicação !!! Adorei a linguagem aplicada no texto, leve, pouco informal e muito, muito, muito esclarecedora. Sou advogada, mais odeio o excesso de formalismo colocado nos artigos que sempre nos deixa a dúvida se a ideia é de quem escreveu ou se foi apenas um copia e cola. Parabéns !!! continuar lendo

Parabéns Hujo. Muita saúde para você. O sucesso já chegou. Fiquei muito feliz em te ver aqui! continuar lendo